Conduta Ninja

É uma investida corajosa. O episódio piloto de Naruto não apela para o elemento de incompletude do episódio para forçar o expectador a ver o próximo; a história por si só já apresenta uma trama bem fechadinha, mas instigante.


Eu tenho que admitir que o primeiro gancho da história é a obstinação e a persistência dos protagonistas em seus objetivos, mas resumir a série a isso é simplesmente empobrecedor. É prosseguindo que a série desabrocha e mostra o seu espetáculo, quando os outros personagens entram em cena. A atmosfera é bastante melancólica e, principalmente, apresenta crianças com com milhares de feridas abertas, sonhando num mundo que é muito duro com elas.

Sem me meter a fazer comparações, Naruto trouxe uma dimensão de profundidade no maior número de personagens, mesmo os mais distantes. Fazendo breves apresentações, nosso protagonista é um órfão alvo do ódio de toda a vila sem saber a razão disso. Ao nascer, ele teve uma arma de guerra selada em seu corpo - uma raposa de nove caldas. O seu colega de equipe, Sasuke, teve a família dizimada pelo próprio irmão e cresce carregando esse ódio e deseja ter uma vingança. O terceiro membro da equipe é constantemente desvalorizado pelo público, mas também carrega peso nos ombros: Sakura é filha de pais não-ninjas e precisou se desenvolver sozinha; foi alvo de constantes depreciações na infância e acabou crescendo estudiosa, mas vaidosa e arrogante. Essa descrição foi superficial, apenas dá uma mera base para o que acontece em seguida e o grande espetáculo acontece conforme eles progridem.

Outro fator bastante observável é o quanto a história se mostra imparcial em relação aos resultados das batalhas - é bem seco: o forte/melhor adaptado ganhava e o fraco perdia, não importa o carisma, a bondade ou a motivação do personagem (como grandes exemplos, as derrotas de Hinata e Lee). Porém, é em momentos como esses que também é observável uma grande característica da série: a dignidade desses personagens que só cresce com as provações.

Acho que quem assistiu e deseja indicar pode, nos comentários, dar mais detalhes. Mas eu prometo voltar a escrever sobre Naruto e, desta vez, trazer mais detalhes.

Caso queira compartilhar..:

0 comentários