Somos Pain: O controle por meio da dor

Então sobrou pra Naruto derrotar Pain, né isso?

Encurtando toda a história, a vila da folha foi invadida, já que o líder da Akatsuki precisava do Jinchuuriki da Kyuubi. Os Pains se dividiram, procurando-o, mas apesar de toda a vila estar comprometida a não entregar a sua localização ao custo da própria vida, se preciso – como foi o caso de [spoiler] e [spoiler], o próprio Naruto deu as caras para se acertar com ele pessoalmente.


Antes da luta, ele recebe informações da divisão de inteligência da folha, que estudou um cadáver enviado por Jiraiya [eles também haviam, com ajuda do próprio Naruto, decodificado a mensagem de Jiraiya]:

Todos eles eram, na verdade, cadáveres;

Eles eram controlados através do chackra transferido através de bastões perfurados por todo o corpo como piercings;

O verdadeiro (Nagato) os controlava à distância. Como era uma transmissão, ele se localizava num local alto, afastado do campo de batalha, de acesso quase impossível e protegido pela sua companheira, Konan.

Eis o sádico jogo do Ventríloquo: Nagato e Konan mantinham 6 pessoas reanimadas por energia, infligindo pequenas dores esporádicas que, por razões óbvias, aqueles cadáveres não sentiam mais. Mas todos eles, antes daquilo tudo, possuíam as suas próprias histórias que, ao contrário dos seus manipuladores e os próprios manipulados, o autor da história com certeza não esqueceu. Por essa razão, algumas cenas suas pré-Pain foram mostradas para que o leitor, assim como Jiraiya, percebesse que todos eles estavam se comportando de forma diferente. E, também por essa razão, Naruto chegou para enfrentar um inimigo que, dividido em seis, arrancou diversas informações a seu respeito e o colocou em desvantagem.

Eis, também, a tática de defesa mimética da vila da folha: a divisão de inteligencia da vila da folha distribuiu tarefas para cada um dos seus membros, de modo que eles arrancassem informações do Pain e compartilhassem essas informações uns com os outros. Percebem? Ambos os lados agiram de formas semelhantes de inteligencia coletiva, compartilhando a visão e o raciocínio pra que, então, entregassem essas informações para os ninjas que iriam combater o inimigo. Assim, foi possível que Naruto o enfrentasse em condições de igualdade.


A relatividade acaba onde começam os princípios de cada lado: um deles está trabalhando em prol da propagação do ódio, do ataque e do controle - inclusive, é exatamente aí que se esvazia o discurso da paz mundial - o outro lado está trabalhando em sentido de defesa e proteção das liberdades da própria vila e, principalmente, de Naruto - principal alvo e requisito do seu plano.

O controle por meio da dor fica mais óbvio na cena em que Naruto – único ser vivo da cena – é atingido pelo bastão e agoniza com aquela descarga de energia. Ele é paralisado, mas salvo por Hinata – que aparece de última hora para libertá-lo do transe, retribuindo o mesmo feito a ela, 3 anos antes, na luta das preliminares contra Neji.


Bom, mais uma vez, estando a fim de assistir: os episódios que comprimem essa batalha são os 157-169 e/ou volumes 46-48, se preferirem o mangá.

Enfim, Naruto derrota os Pains e vai atrás do Original para conversar - pq, né? Ele ama conversar e converter todo mundo. Chegando lá, ele percebe que a descoberta de Jiraiya de que “O Verdadeiro não está entre eles” iria muito mais além do que ele imaginava.

Caso queira compartilhar..:

0 comentários